quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Aurora Borealis


Dias desses assisti ao desenho Irmão Urso com meu bebeim e para variar minha fase tiozão-trintão-gay-emotivo as lágrimas me visitaram os olhos no fim do desenho mas não deixei a Safira perceber. Achei a estória muito legal e original, porém o que me chamou mais a atenção foram as "luzes do céu" que aparecem no desenho as quais os personagens relacionam aos espíritos dos antigos.


 Havia uma lacuna de no mínimo uns 20 anos da última vez que ouvira algo sobre Aurora Boreal ainda na época do colégio. Graças ao google e ao wikipedia soube que além do pólo norte o fenômeno também ocorre no sul, a chamada Aurora Austral, e são conhecidas na Europa de Northern Lights. Sua ocorrência deve-se especialmente ao impacto do vento solar com a poeira espacial que se encontra pouco acima da atmosfera terrestre.




















Pelo que pesquisei, a maior probabilidade de se ver uma Aurora Borealis ocorre no Alasca , norte do Canadá, Finlandia, Noruega, Suécia e Sibéria na Russia, enfim praquelas bandas do Círculo Polar Ártico. Quem sabe quando eu for fazer base jumping em Oslo ( http://www.noruega.org.br/Travel/A-magia-da-aurora-boreal Deve ser bem interessante este país, já vi que há quase 6.000 CouchSurfers cadastrados !!) Só sei que coloquei na minha lista que não está escrita de coisas para fazer antes de morrer. 


Abaixo a Aurora Boreal fotografada do espaço.

2 comentários:

  1. realmente isso é muito lindo

    ResponderExcluir
  2. eu queria que tivesse no Brasil ='( , snif ....

    ResponderExcluir